domingo, 3 de julho de 2011

Contagem regressiva para o 4º Festival da Cultura Japonesa na Ilha Grande

Acontece nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2011, na Praia do Bananal, Ilha Grande, Angra dos Reis, a 4ª edição do Festival da Cultura Japonesa, uma realização da Associação de Pousadas da Enseada do Bananal e Sítio Forte – APEB – e da Prefeitura de Angra dos Reis através da TurisAngra.

O festival apresenta atrações que vão desde shows musicais, teatro e dança, passando por demonstração de artes marciais, oficinas de mangá – quadrinhos japoneses – e kirigami, além de reservar um espaço para a prática do shiatsu, massagem terapêutica de origem nipônica, e de oferecer uma praça de alimentação voltada à culinária japonesa.

Situada na face norte da Ilha Grande, uma das sete maravilhas do Rio de Janeiro, a Enseada do Bananal – e Sítio Forte – foi o recanto tranqüilo que os japoneses e descendentes da província de Okinawa, no Japão, escolheram para viver a partir de 1930.

Inicialmente, os novos moradores do local se dedicaram à salga da sardinha. Depois do fechamento da última fábrica que trabalhava com a técnica, em 1994, e com o turismo surgindo como atividade econômica promissora, começam a ser discutidas ações que culminariam na criação do Festival da Cultura Japonesa na Ilha Grande, tornando-se realidade em 2008, com a realização da primeira edição do evento. Com um ano de existência, a festa entrou para o calendário de eventos do município de Angra dos Reis.

Neste ano, entre os diversos artistas que vão participar do evento, um dos nomes de destaque é o Mawaca. Surgido em São Paulo no ano de 1995, é um grupo que pesquisa e também recria a música das mais diversas etnias do globo. No festival, o grupo apresentará canções do cancioneiro japonês, como Soran Bushi e Asadoya Yunta. O grupo Mawaca é referência no cenário da música do mundo no Brasil e tem participado de festivais na Europa, América Latina e China. Outras atrações de destaque são: o taiko do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, as pipas engenhosas de Ken Yamazato e os arranjos especiais do violinista Camilo Carrara para canções clássicas do Japão, acompanhados de instrumentos tradicionais como o koto, shamisen e shakuhachi.

O colorido da decoração da festa, a paisagem paradisíaca – cercada de mar e vegetação riquíssima –, as músicas e danças apresentadas oferecem um clima de encantamento a todos os participantes, numa junção de natureza, arte e cultura, conectando e também atraindo pessoas de todas as partes e ascendências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário