terça-feira, 21 de julho de 2009

Um outro mundo!


Sempre achei as aulas de teoria da comunicação meio chatas! Sempre pensei: Pra que vou estudar essa bobeira? Mas esses dias, deparei-me com uma cena que fez lembrar esta aula, até então intitulada 'chata'.

Estava em Angra, e como de costume, Minha avó vai à missa aos domingos. Avistei-a deitada no sofá e estranhei, foi então que resolvi perguntar: - Ué vó, não vai à missa hoje? E ela: - Ah não, está muito frio Aninha. Vou ver pela TV mesmo!".

VOU VER PELA TV MESMO!!!!!!!!!!!
Quem diria que um dia eu ia escutar a minha avó dizendo isso!!
Ta bom, Mc Luhan dizia!

Ir a Igreja? Pra quê? Se eu posso ficar aqui assistindo deitadinha enrolada de edredom e ainda mudar de canal se estiver chata! Cinema? Pra quê? Se eu posso assistir no meu quarto, rir alto o quanto quiser e não pagar nada! Livros? Pra quê? Se eu pego tudo na internet! Pois é, Grande McLuhan que já previa tudo isso. E eu ainda achava o cara 'chato'! Santa ignorância!

Os encontros tendem a acabar. A conversa, a troca e a presença? Somente virtual daqui pra frente. Vivemos em uma tecnologia absurdamente avançada, porém existe o lado ruim. Podemos estar todos juntos na mesma hora em um só lugar, entretanto nos isolamos do mundo a volta. Esquecemos-nos de como é viver a realidade! O MUNDO FORA DO VIRTUAL!
Às vezes, me pego no final de semana trancada no meu quarto. Sentada na cama, cortinas fechadas, notebook no colo e quando resolvo desligá-lo, já é noite e eu nem vi o tempo passar. Estava ali, concentrada no meu mundinho. Interagindo com milhares de pessoas ao mesmo tempo! Mas será que isso realmente é interagir? Será que é necessário me desligar do mundo a minha volta para ter interação? Tem dias que sinto falta de andar pela rua, ir ao cinema, ir ao teatro, ir a shows. Hoje, você encontra tudo no youtube, no google, no orkut etc. Você vê filme, ouve musica, lê livro, assiste à peça, tudo isso, sem sair de casa! Apenas com uma máquina, um click, um computador, uma televisão, um celular! Hoje é muito difícil encontrar pessoas que não são apegadas a objetos tecnológicos. Feliz ou infelizmente?
Às vezes é necessário uma 'aula chata', uma pequena frase, um determinado gesto, para darmos valores a coisas simples. Eu fico indignada, mas acabo sendo vítima da tecnologia. Acabo me rendendo a esse avanço, a essa fúria, a essa loucura! E chego à conclusão que... bobeira mesmo, é não viver a realidade!

4 comentários:

  1. você me deixa mal com seus posts :/
    Tão realista! Somos escravos dessas tecnologias mesmo, triste isso!

    Ameeei mesmo me deixando mal. Continue assim colunista do "O Globo" sauhasusahasu ;*

    ResponderExcluir
  2. Convenhamos que tudo isso é bom demais pela comodidade!
    Igual você citou:
    "Cinema? Pra quê? Se eu posso assistir no meu quarto, rir alto o quanto quiser e não pagar nada!"

    Existe algo melhor que fazer o que quiser do jeito que quiser? NÃÃÃO(pelo menos pra mim)!
    É necessário estabelecer uma harmonia entre as duas realidades. Assim tudo fica mais tranquilo.
    Mas de certa forma a informação te prende!
    É tudo muito rápido e eu amo isso! hahahaha

    Muito bom o post, dá o que falar!

    ResponderExcluir
  3. é ralmente, eu tbm me sinto assim... principalmente quando "Sentado na cama, cortinas fechadas, notebook no colo e quando resolvo desligá-lo, já é noite e eu nem vi o tempo passar" suheahehusae

    e como já dizia cassia eller "Bobeira é não viver a realidade" ;)

    ResponderExcluir
  4. se VOCÊ que não gosta de fuçar nessas tecnologias já tá dizendo isso, imagina eeuu... :(( sou escrava dela! hahaha mas é isso aí, tem que saber equilibrar e aproveitar as vantagens das duas coisas.

    ResponderExcluir