segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Valor da Amizade!


“Amigos vão sem se despedir, isso já não me faz sorrir”!

Hoje, eu te amo. Amanhã, te odeio! Hoje, eu te ligo a cada minuto. Amanhã, é um oi sem graça pelo MSN. Hoje, é meu melhor amigo. Amanhã, apenas um conhecido.
Amizade é, realmente, uma coisa muito estranha. O tempo vai, as coisas mudam, pessoas crescem, responsabilidades aparecem e, aos poucos, sem percebermos, os amigos se vão. Poucos são aqueles que ficam. Quando você menos espera, já está no meio de uma nova roda de amigos. E você nem se despediu dos antigos. Existem aqueles amigos de infância, de colégio, da faculdade, da rua, de outra cidade e até mesmo, os virtuais.
Por onde anda aquela minha melhor amiga que trocava lanche na primeira série? E aquela que morava na minha rua e brincava de pique - esconde? E as que dançavam Sandy e Júnior e Chiquititas comigo? Pois é, tantas que eu chamava de melhores amigas e jurava ser para sempre, hoje eu não sei nem por onde andam.
Não pensem que não acredito em amizades verdadeiras, e nem que as antigas amizades não foram sinceras. Não é isso! As verdadeiras permanecem sim, independentes da distância e das mudanças. Só fico triste com a intensidade e o afastamento, mas isso é inevitável. Tomamos rumos diferentes e o contato tende mesmo a diminuir. Às vezes, eu queria voltar no tempo. Naquela época em que as nossas preocupações eram se nossas mães iriam deixar-nos brincar na rua, ao voltarmos do colégio, ou se minha amiguinha viria aqui em casa brincar de casinha comigo. Mas a gente cresce e outras preocupações surgem. Preocupações estas que eu até gosto, mas que às vezes, queria fechar os olhos e acordar criança de novo!
Espanto-me quando converso com amigas por telefone e percebo que não sei quase nada do que se passa em sua vida. E quando nos encontramos, a conversa tem que ser rápida, pois temos outros compromissos. Resumimos dias, semanas, meses, em algumas horas. Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga. Aquele que está presente, mesmo distante. Palavras, momentos, atitudes, ficam na memória para sempre, pois foram feitas de coração!
Como diz Zélia Duncan (que eu gosto muito):

“Amigo que é amigo quando quer estar presente
faz-se quase transparente sem deixar-se perceber.
Amigo é pra ficar, se chegar, se achegar,
se abraçar, se beijar, se louvar, bendizer.
Amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha
e oferece lugar pra dormir e comer.
Amigo que é amigo não puxa tapete,
oferece pra gente o melhor que tem e o que nem tem
quando não tem, finge que tem,
faz o que pode e o seu coração reparte que nem pão”.


Um beijo especial para a Bia e a Quel, amigas de infância, que moram em outra cidade, cuja amizade permanece até hoje. Quem foi que disse que pra tá junto precisa tá perto? Amo vocês!

7 comentários:

  1. aaah, deu saudade de alguns amigos... =|
    ainda bem que as aulas vão começar hj, que pelo menos eu mato a saudade dos amigos distantes com os novos amigos! =D
    sorte das suas amigas que tem a sua amizade! x)

    adoro vc e seus posts! ehehehhe =}
    beeeeeijos ;****

    ResponderExcluir
  2. Alááá
    tão lindo!
    Concordo com tdo, tbm naum entendo isso, um dia melhor amigo, depois nem sei por onde anda, e ñ é por isso q perde seu valor como amigo, mas se for verdadeira um dia resurge...o tempo é muito doido!!
    Aiinda bem q os poucos e verdadeiros ficam aqui por perto sempre...Bju prima e bju pra Biazinha tbm!!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. aaaah mari que lindo!!! me deu uma saudade TÃO grande de vcs, do colégio ;///
    beeijos

    ResponderExcluir
  4. nossa! que texto lindo... :O
    passou um filme da minha vida, de todos os amigos que tive...

    Eu sempre fico mal com seus posts :/ sahuasuhashuashsau

    adorei a parte da sandy e do Junior! o/

    bjo colunista do Extra! ;* shuuahsuhsuh

    ResponderExcluir
  5. marizinhaaaa
    eu não gosto de falar de amizade, fico melancolica e nostálgica! :/
    espero que a nossa amizade só cresça, eu te adoro!
    :***

    ResponderExcluir
  6. olha o post que tem no seu blog no primeiro dia que eu entro :O
    pensar que é assim que acontece mesmo, e por mais que a gente lute contra, as coisas acabam mudando tão sutilmente que é como se escapassem pelos nossos dedos e a gente não pudesse fazer nada, e quando paramos pra ver o tempo passou e a gente nem se deu conta.
    mas uma coisa é certa, as pessoas que nos marcam não importa a distância ou quanto o tempo passe essas vão ser sempre especiais, você é assim pra mim.
    morro de saudades de poder conversar hoooras e hooooras com você, de ter crises de riso, de sair, de imitar cócegas ;P de ouvir e desabafar... foi um tempo muito bom que eu vou guardar pra sempre.
    puts, ta virando uma carta isso aqui!
    ahaiuhahuhiuahiua ¬¬
    só queria dizer que sua amizade foi e é muito importante pra mim.
    ah e que essa sua mania de escrever MUITO sobre TUDO serviu pra alguma coisa né?
    auhaiuahiuhauhuha
    amo você pinguim!
    pra sempre :*

    ps: meu blog ta saindo também, quando tiver pronto, passo aqui e te aviso.
    saudades!

    ResponderExcluir
  7. mariii.. eu jurava que tinha comentado já nesse texto, eu acho lindo demais.. sempre me dá a sensação de nostalgia! me faz pensar em coisas que aos poucos vão passando, deixando de acontecer com frequencia, mas que independente disso a gente tem certeza de que algumas pessoas e momentos vão ser sempre lembrados, não importa o tempo ou a distância! =) mais uma vez, tá de Parabéns! adorei o blog, e você sabe que é uma fofinha, e é claro que eu não esqueço de vários momentos nossos, por mais raros que eles tenham sido ultimamente! ahahaha beijinhos

    ResponderExcluir