quinta-feira, 16 de julho de 2009

Global evolução!

Outro dia minha irmã me ligou para fazer um convite: -Ane, vamos a festa junina da minha amiga no sábado?
Eu: - Ah irmã, não sei. Tenho que ver se não vou sair com meus amigos né?
Minha irmã: - Então vê direitinho pra eu avisar lá. Porque é nome na porta, aí eu dou 15 reais pra interar o seu ingresso, e você pede o resto pro pai, ta? (e a pergunta veio em minha mente: Quinze reais para interar? (Foi então que resolvi perguntar)
Eu - Quanto é pra entrar, irmã?
Minha irmã: 35 reais!

Para tudo! Trita e cinco reais?
Espera aí, para onde eu estou indo, meu Deus? Uma festa junina ou a uma peça de teatro? Um show? Algum artista vai tocar lá? Essa 'roça' fica aonde? Nos EUA? NOME NA PORTA??? Só faltou ter a tradicional pulseirinha como ‘ingresso’!!! Enfim, questionei o preço e ela me disse "Ah vai ter dj, um monte de comida, bebida e tal".
DJ! Taí! Realmente o tempo passa! Há alguns dias eu ia (e olha que sou muito nova) a festas juninas onde só tocava ‘(...) a festa lá na roça foi até o sol raiar. A casa estava cheia, não tinha onde ficar. Estava tão gostoso aquele reboliço, mas é que o sanfoneiro só tocava isso". No rádio, na caixa de som e melhor, era de graça! Só pagava a pescaria, a comilança e as bebidas! Ainda assim, não chegava a dez reais! Lembro que era isso que pedia ao meu pai!

Outro dia, fui assistir a quadrilha do meu antigo colégio. Estou lá vendo várias danças tradicionais e de repente, vejo os próximos alunos que iriam dançar vestidos com uniforme de futebol. Sim, um estava com a do Flamengo, outro com a do Botafogo e assim por diante. E pra piorar, no meio da música caipira veio uma edição com "bola na trave não altera o placar, bola na área sem ninguém pra cabecear, bola na rede pra fazer o gol, quem não sonhou em ser um jogador de futebol”.
Me digam...o que tem de caipira nisso? O que tem de Festa Junina? Enfim, me conformei e fui ver a última apresentação. No meio do casório, o padre fazendo a cerimônia, entra uma menina com uma barriga postiça e interrompe o casamento dizendo que o noivo tinha que se casar com ela e não com a rosinha. O povo indignado não acredita e ela diz: - Uai, aonde arrumei essa barriga então? E os convidados gritam em alto e bom som: No MC DONALD'S!
Logo pensei: É patrocinador! E pra minha surpresa, não era! Pra você ver, até a roça eles já dominaram! E o mais triste, é que isso é só o início, meu amigo! Espanto-me, em algumas festas, quando vejo esses patrocínios estampados nas inocentes bandeirinhas!
Pois é, o folclore se perdendo! A cultura indo embora! As tradições se desfazendo! Daqui a algum tempo, vão servir comida japonesa, tocar ‘pancadão’, servir chopp e ice, as meninas dançarão de shortinho e a entrada será 50 reais! E chamarão isso de “Festa Junina”!
Tradição? Que nada! Isso é globalização! E eu só tenho 18 anos!

6 comentários:

  1. adoreeeeei mari!! concordo com TUDO o que vc falou, que saudade das antigas Festas Juninas! auhhuauauha beeijos
    Andressa

    ResponderExcluir
  2. uhauhahu me amarrei prima, e é muito legal seu jeito de escrever..dá pra vizualizar a cena!rs
    Bjuuuu
    Quel

    ResponderExcluir
  3. Aai que medo de toda essa globalização, de todas essas mudanças, não gosto disso...Quero tudo como eeeeera :~
    Perfeito seu texto.

    Serei uma visitante assídua do seu blog.

    bjo futura cronista do Jornal O GLOBO.
    ;*

    ResponderExcluir
  4. você é jornalista há quantos anos? 10?? :PPP hahahah adoreeei tudo, mari! :D posta sempre que eu vou ler todos! te amo ;*

    ResponderExcluir
  5. uai sô, ieu tbm concorrdo! mardita grobalização... haueahuse

    ta mandando mto heim mari, continue assim.. conquistando fãs a cada post um melhor que o outro! ;)

    bjs ;***

    ResponderExcluir
  6. Adorei a reflexão! E o texto? Perfeito!
    Você me fez voltar no tempo...
    beijos
    Parabéns!

    ResponderExcluir